Os incêndios são problemas graves do dia a dia e que podem acontecer em locais fechados ou ambientes externos, esses incidentes pode acontecer por diferentes causas, como por exemplo, curto circuito, vazamento de algum gás inflamável e etc.
Para evitar ou minimizar os danos causados é fundamental a presença da rede de incêndio, a maioria das instalações são acionadas manualmente e válvulas são muito utilizadas para esses sistemas, elas podem abrir ou fechar todo o fluxo de água que está passando através dos tubos e conexões.
Geralmente acionada por alavanca as válvulas são as mais indicadas nos sistemas hidráulicos, pois quando aberta ela libera toda a passagem de água e quando fechada bloqueia todo o fluxo, facilitando a manutenção das peças utilizadas ou selando algum local da instalação que esteja com vazamento facilitando a substituição da peça ou tubulação.
Muitos imóveis de grande porte, além de um sistema de combate à incêndio, também oferece uma equipe brigadista treinada para realizar toda a operação para apagar o fogo. Essa equipe fica responsável por atender aos incêndios imediatamente e utilizar a rede de combate a incêndio como as normas recomendam.
Outra forma de acionamento da rede de incêndio é através de acionamento automático. Nesses casos, censores conseguem registrar fumaça ou então o calor do ambiente e acionar os sprinklers, distribuindo a água para o ambiente em chamas.
A rede hidráulica para combate a incêndios é bastante complexa e possui vários componentes que fazem toda a diferença nesse sistema.
Um desses componentes são as válvulas na rede de incêndio. Elas são responsáveis por realizar o controle da água, já que elas são responsáveis por ativar o fluxo de água, independente do sistema, as válvulas são muito importantes.
Componentes da rede de incêndio
Para entender o papel das válvulas na rede de incêndio é necessário entendermos como funciona a rede e quais são os componentes presentes nesse sistema.
No ponto inicial do caminho realizado pela água até o ponto final, seja ela a mangueira ou o sprinkler, a rede de combate a incêndio é constituída da seguinte maneira.
O ponto inicial da rede de incêndio é o reservatório de água, que pode ser subterrâneo, ao nível do piso ou elevado. Esse reservatório é fundamental e deve ser usado apenas para o combate à incêndio, afinal, essa rede não pode ser afetada pela falta de abastecimento de água da rede principal.
O reservatório depende também do sistema de pressurização. Esse sistema consiste normalmente em uma bomba de incêndio, dimensionada para servir de reforço de pressão e vazão, conforme o dimensionamento hidráulico de que o sistema necessitar.
A pressurização é importante porque em casos de incêndio é necessária uma boa quantidade de água, o que exige a pressurização da rede. Além disso, os sistemas de combate a incêndio costumam ter que levar água para pontos altos, já que muitas vezes estão localizados em prédios.
As bombas hidráulicas só são dispensadas. Quando os desníveis geométricos entre o reservatório e os hidrantes são suficientes para propiciar a pressão e vazão mínima requeridas ao sistema.
O reservatório precisa de válvulas para abrir e fechar o fluxo da água em caso de reparos e outros procedimentos. Nesse ponto as válvulas já demonstram o seu valor na rede de incêndio.
Outro ponto fundamental é a tubulação, que sempre deve ser feita de aço galvanizado para resistir à pressão da água e à corrosão, sempre mantendo a segurança de toda a rede.
E no fim da tubulação, temos as caixas de hidrante.
Caixa de hidrante em sistemas de combate ao incêndio
A caixa de hidrante é onde a rede de incêndio “acaba”, é ali que você encontra a mangueira, esguicho e a Válvula Globo Angular 45°, que precisa ser aberta para passar o fluxo de água até a mangueira.
A saída desse registro é roscada onde é realizado o acoplamento de um dispositivo de encaixe rápido chamado Adaptador Storz, esse dispositivo tem a função de realizar o acoplamento da mangueira de forma rápida, sem precisar perder tempo em rosquear o encaixe da mangueira.
O Adaptador Stoz garante agilidade na hora de encaixar o bocal da mangueira para o uso durante os incidentes com incêndio.
As válvulas apresentam uma série de especificações que garantem a adaptação adequada com o seu projeto e a segurança e usabilidade da rede. Desde a angulação da entrada até o tipo de material e outros fatores.
A ABNT NBR 16021 determina vários parâmetros para a construção desses equipamentos. Por exemplo, a norma determina que os registros globo (válvulas) para hidrantes deve possuir um diâmetro de entrada de 2 ½” polegadas.
A importância das válvulas na rede de incêndio
Apesar da caixa de hidrante ser onde as válvulas na rede de incêndio têm mais destaque, as válvulas estão presentes em todo o sistema e em vários pontos da tubulação. Ela é parte fundamental para garantir que a passagem de água será realizada de forma correta e que a vedação seja efetiva quando necessário.
Existem válvulas de diferentes formas e utilizações na rede de incêndio. É importante sempre garantir que o projeto tenha o acompanhamento de um engenheiro para que ele possa determinar todas as especificações da rede.
Isso garante que tudo seja dimensionado e especificado para que nada apresente problemas em situações emergenciais.
Cuidados com a rede de incêndio
Como mencionamos, a rede de incêndio é composta por por um conjunto de peças, como os tubos, conexões, válvulas, registros e mangueiras.
Todo o sistema é bastante complexo e exige muitos cuidados. Os cuidados iniciais vêm desde a escolha dos materiais até a instalação.
Na hora de escolher o fornecedor de válvulas para rede de incêndio, é importante escolher apenas uma empresa séria e com experiência no setor, podendo garantir equipamentos de qualidade para um resultado impecável.
O mesmo serve para os tubos de aço galvanizado e também para as conexões, utilizar sempre materiais testados e certificados e seguindo as normas para condução, assim você poderá garantir a segurança das pessoas e dos imóveis.
Além disso, a mangueira também é um ponto fundamental, pois é o final da instalação, a peça que será utilizada para combater um foco de incêndio.
Todos esses fatores fazem a diferença na hora de garantir o uso adequado da rede de incêndio. Por isso, sempre faça a melhor escolha e aposte em quem tem experiência no assunto.
0 comentários