O sistema de incêndio é fundamental em diferentes tipos de imóveis. Esse é um sistema que garante a segurança estrutural e a segurança de todas as pessoas que estão no ambiente, ele é acionado quando tem algum foco de incêndio.
Todos os ambientes e peças da instalação devem ser revisados e vistoriados com atenção pois os fluidos iram passar por toda a tubulação e dessa forma chegar nas mangueiras ou sprinklers, é importante garantir que tudo funcionará de forma adequada, pois se em algum local estiver com vazamento ou defeito nas peças pode comprometer o desempenho de toda a instalação.
Ao imaginarmos o sistema de incêndio precisamos pensar em todos os componentes que fazem parte de todo o caminho que a água pressurizada precisa passar para chegar ao ponto onde está a mangueira de incêndio para realizar o combate do fogo, pois as peças devem se encaixar de acordo com o local em que está sendo instalada.
Os materiais mais utilizados nas instalações são os tubos, conexões, registros e válvulas que é por onde a água passa, essas peças são fundamentais para que o combate ao incêndio seja eficiente e para que a segurança seja garantida em todos os outros momentos.
Como funciona a rede de incêndio
Um grande diferencial do sistema de incêndio é a pressão da água. Essa pressão exige que toda a tubulação seja feita de materiais reforçados. Geralmente os tubos são feitos de aço galvanizado, garantindo muito mais segurança e durabilidade.
Assim como no sistema hidráulico comum, que utilizamos em casa, o sistema da rede de incêndio é formado por vários tubos e conexões, feitos para acompanhar o acabamento do prédio, além de oferecer acessibilidade para reparos.
Ou seja, um sistema de PVC não é eficaz, a alta temperatura deforma e derrete os tubos de PVC, evitando o transporte da água. É por isso que o sistema de aço galvanizado é utilizado.
Os tubos galvanizados podem suportar muito mais pressão e por isso são a parte básica da tubulação.
A partir dos tubos existem as mangueiras de incêndio. As mangueiras são feitas através de um processo de fabricação bastante rigoroso para garantir a durabilidade e resistência do material.
Com a tubulação de aço galvanizado garantindo a segurança do reservatório até a mangueira e a mangueira da tubulação até o foco de incêndio, só resta uma parte importante: os registros.
Essa peça é justamente a que garante a ligação da mangueira de incêndio e o sistema hidráulico responsável por bombear a água.
E por fazer uma ligação tão importante, ela precisa ser igualmente durável e segura quanto os outros componentes do sistema.
Ao construir uma rede de combate à incêndio, todas as peças precisam acompanhar as normas de condução e oferecer a facilidade e segurança na passagem de água, essa instalação é utilizada para combater incêndios e devem ser eficazes quando necessário.
Confira um pouco mais sobre os registros da rede de incêndio!
O que são os registros na rede de incêndio
Os registros na rede de incêndio, como no caso do registro globo, é uma peça fundamental na instalação, pois ele fica dentro da caixa de incêndio e deve ser aberto para que a água chegue até as mangueiras, ou ele pode ser utilizado no hidrante de recalque, que geralmente fica instalado na parte externa do imóvel, essa peça é utilizada pelos bombeiros em caso de incêndio.
A ideia dos registros é trabalhar na abertura ou fechamento da instalação hidráulica nas redes de combate à incêndio facilitando a manutenção ou troca de alguma peça.
Claro que para garantir toda a segurança e usabilidade, é fundamental que a sua fabricação seja realizada de acordo com normas e verificações do mercado. Quem regula a fabricação desses registros de incêndio são as normas da ABNT.
As normas determinam a pressão necessária medida, tipo de rosca na construção desses equipamentos. Por exemplo, a norma determina que os registros globo (válvulas) para hidrantes deve possuir um diâmetro de entrada DN específico de 2 ½ polegadas.
Os registros em si não funcionam instalados diretamente com as mangueiras, o registro possui rosca BSP nas pontas e as mangueiras são de encaixe rápido então deve-se uma peça que converta a rosca em engate rápido.
Chamado de Adaptador Storz, esse dispositivo tem a função de realizar o acoplamento da mangueira de forma rápida, sem precisar perder tempo em rosquear a encaixe da mangueira.
Quando não está em uso, utilizasse um tampão Storz que serve para manter fechada a boca do registro. No Interior da válvula existe um disco de vedação em borracha para que garanta a vedação da peça, geralmente os registros são mantidos fechados na instalação.
Diferentes tipos de registros na rede incêndio
Existem diferentes tipos de registros, eles podem ser utilizados em áreas residenciais, comerciais, industriais e até mesmo navais, de acordo com a pressão e especificações de cada tipo de projeto hidráulico.
Geralmente, as válvulas são comercializadas com dois tipos diferentes de rosca: a BSP (British Standard Port) ou a NPT (National Pipe Taper) e temos as válvulas flangeadas que geralmente são utilizadas em instalações soldadas.
Existem também diferentes válvulas para lugares específicos. Por exemplo, em ambientes onde não existe o controle de acesso aos hidrantes, é possível utilizar a válvula de recalque.
Essas válvulas não possuem um volante do registro, por isso, só podem ser abertas com o uso de uma chave de manobra, restringindo sua abertura apenas à brigada de incêndio ou bombeiros.
Isso torna o hidrante ainda mais seguro contra acionamentos acidentais, desnecessários ou ação de vândalos.
Os cuidados ao comprar registros para rede de incêndio
Apesar de parecer que é só uma pequena parte da rede de incêndio, os registros são fundamentais e é o responsável por garantir que tudo funcione de forma correta. Com isso, você nunca deve realizar a compra de produtos de baixa qualidade.
Procure sempre uma empresa séria e com experiência para a fabricação e a venda de registros para a rede de incêndio, garantindo a qualidade e a segurança de todo o sistema.
Vale lembrar que a rede de incêndio é fundamental para a segurança estrutural e pessoal de diferentes tipos de imóveis.
Por isso, para evitar problemas no futuro, garanta apenas produtos com as devidas certificações e com a garantia. Você consegue esses fatores ao contar com uma empresa de experiência e reconhecida no mercado especializado em redes de incêndio.
0 comentários