Confira um pouco mais sobre o que é e qual é a importância do uso das conexões galvanizadas na rede de incêndio.
Todo imóvel onde há uma grande circulação de pessoas ou que possui certos tipos de equipamentos e produtos precisa de um sistema para o combate de incêndio. Esse é um sistema fundamental e que depende de uma série de fatores de segurança para que ele tenha o funcionamento desejado.
Entre esses fatores, um dos principais produtos são as conexões de aço galvanizado. Existem diferentes modelos para se adaptar e montar a rede de incêndio, todas as peças precisam ser encaixadas corretamente para cumprir o seu papel principal, que é levar água até o ambiente onde está o incêndio.
É necessário também que a tubulação tenha pressão o suficiente para conseguir levar a água até onde está ocorrendo o incêndio, através da instalação da tubulação e das conexões chegando aos sprinklers ou até as mangueiras.
Existem diversas normas e regulamentações que determinam qual é a pressão necessária para esse tipo de instalação, por isso, é necessário a utilização de tubos e conexões normatizados.
Com isso em mente, é fácil pensar na utilização dos tubos de aço galvanizado, já que os tubos de PVC não são capazes de lidar com a pressão necessária.
As conexões de aço galvanizado têm como principal objetivo montar a instalação para rede de incêndio de acordo com seu projeto se adaptando ao terreno ou local que será instalado.
Além das conexões, utiliza-se os tubos galvanizados e as válvulas, essas peças são de extrema necessidade pois facilitam a manutenção e o fechamento da instalação se necessário.
O que são as conexões galvanizadas
Para entender o que são as conexões de aço galvanizado primeiro é importante entender o que é ferro fundido maleável.
Esse é um tipo de material que tem as vantagens do aço e do ferro fundido, proporcionando resistência mecânica e ao ser galvanizada a peça fica com uma proteção contra o processo de corrosão e aumenta consideravelmente à durabilidade das peças.
O processo de galvanização nas conexões é feito através de um tratamento térmico de varias horas.
O que é a certificação compulsória para conexões galvanizadas
A certificação compulsória é obrigatória para a comercialização das conexões galvanizadas, pois são relacionadas a áreas de segurança, saúde e meio ambiente, e só é concedida após aprovação do INMETRO.
Tipos de Galvanização:
A Galvanização a Fogo é um processo de galvanização onde a peça fica imersa em zinco derretido garantindo a aderência do zinco interna e externa.
Esse é um processo é indicado em materiais que iram ficar expostos no tempo e que acabam enferrujando com o decorrer dos anos.
Geralmente em rede de incêndio os bombeiros exigem que o material seja galvanizado, dessa forma garante a qualidade e a durabilidade de sua instalação.
Segue abaixo os processos da galvanização a fogo:
- Desengraxe: Banho preparado através de hidróxido de Sódio (Soda Cáustica) e tensoativos, e tem como objetivo a remoção de óleos e graxas dos materiais.
- Decapagem: após o desengraxe e lavagem em água para remoção do desengraxante as peças são decapadas em ácido Clorídrico (Acido Muriático), cujo objetivo é a remoção das camadas de oxidação presentes no material.
- Fluxagem: após a lavagem em água para remoção de eventuais resíduos de ácido, como também de sais de metal formados durante a decapagem, é realizada a fluxagem, composta geralmente por Cloreto de Amônio e Cloreto de Zinco, cujo objetivo é melhorar a uniformidade da camada de zinco ao longo da peça a ser zincada.
- Zincagem: Quando a peça é imersa na cuba de zincagem, o ferro/aço são imediatamente molhados pelo zinco. Ao se retirar as peças do banho, uma quantidade de zinco fundido é arrastada sobre a peça e ao se solidificar, transforma-se na camada de zinco praticamente puro.
- Passivação: Com o objetivo de proteger o início da oxidação branca na camada de zinco, utilizam-se soluções cromatizantes a base de Ácido Crômico e Bicromatos.
A Galvanização à frio é feita sem a imersão no zinco ainda quente. A peça recebe um choque eletrostático através do qual o zinco se fixa única e exclusivamente na parte externa. Nesses casos, a peça é recomenda para o uso externo e estrutural, como a construção de andaimes, alambrados, postes, suportes para placas, acabamentos de telhados e outras ocasiões onde não será conduzido fluidos, já que a galvanização é apenas externa.
As conexões
O processo de galvanização pode ser realizado nos tubos, mas também pode ser utilizado nas conexões (cotovelos, T, luvas e vários outros).
As conexões contam com a mesma proteção e todas as aplicações que listamos logo acima. Sendo assim, elas são ideias para a utilização no transporte de líquidos e gazes não corrosivos.
A vantagem das conexões de aço galvanizado é que elas também são muito resistentes, servindo como uma excelente forma de conduzir líquidos, sem apresentar corrosão interna.
A galvanização traz a possibilidade de realizar o procedimento em peças de diferentes formatos e tipos. Isso tudo sem deixar nenhuma falha na cobertura do material, ou seja, quando bem-feita, a galvanização garante 100% de proteção ao material.
A importância de usar as conexões de aço galvanizado
É Claro as vantagens das conexões em aço galvanizado, por isso é um dos principais materiais que são utilizados em instalações de combate contra incêndio.
Conexões sem galvanização acabam oxidando com o tempo e com a pressão exercida na instalação pode haver rachaduras e até mesmo quebra das peças, por isso indicamos sempre utilizar as conexões galvanizadas, pois você garante a segurança e durabilidade da sua obra.
Outro ponto importante que deve ser considerado é que as conexões de aço galvanizado possuem as características necessárias para uma vedação correta, sem deixar vazamentos de líquidos e gases na instalação.
Por isso, elas são ideias para as tubulações de incêndio e também para qualquer outro tipo de instalação hidráulica em que precisa lidar com o transporte de líquidos e gases.
Cuidados com o sistema de incêndio
Não é difícil de entender a importância do sistema de incêndio e de como a estrutura deve contar com toda a segurança necessária para que ela cumpra a sua função quando chegar a hora determinada.
Para garantir essa segurança, é necessário contar apenas com os tubos galvanizados que possuam a sua qualidade determinada pelos órgãos reguladores. Ou seja, compre apenas com a empresas de confiança e que tenham procedência no mercado.
Além disso, outro ponto fundamental fica por conta da instalação e do projeto. É necessário contar com o acompanhamento e a verificação de um engenheiro.
A verificação do engenheiro é obrigatória. Ele indicará quais são os tipos de material e os tamanhos corretos que iram ser utilizados na instalação, e se seguem as normas da ABNT. Assim, será realizado o projeto de acordo com as necessidades de cada imóvel para evitar incidentes futuros.
A montagem também tem que ser feita sempre com profissionais treinados e com todos os produtos certificados garantindo o sucesso da sua obra.
0 comentários