A importância dos tubos galvanizados na rede de incêndio

por | fev 27, 2020 | Tubos galvanizados | 0 Comentários

Todos os prédios, imóveis comerciais e residenciais , lojas e shoppings , é obrigatório a rede de incêndio como medida protetiva, e a rede precisa contar com os tubos galvanizados para fazer o transporte da água até os locais da instalação.

A rede de incêndio pode ser composta de diferentes maneiras, sendo as principais o uso de sprinklers, para a distribuição da água no ambiente afetado pelo fogo, ou então os hidrantes com mangueiras de incêndio.

Para garantir a segurança completa, é utilizado os dois sistemas, além de uma equipe brigadista para lidar com a situação. Porém, a parte mais importante é a tubulação desses sistemas de incêndio.

Imagine que a água deve ser transportada do reservatório até o ponto onde há o incêndio e com isso o sistema depende de um sistema de tubulação adequado. Ou seja, um sistema de PVC não é eficaz, a alta temperatura deforma e derrete os tubos de PVC, evitando o transporte da água.

Assim, os tubos que podem realmente representar eficiência e segurança para os sistemas de rede de incêndio são os tubos de aço galvanizados!

Esses tubos são específicos para condução hidráulica, garantindo mais proteção contra diferentes tipos de corrosão e oferecendo ainda mais proteção contra a temperatura alta por ser de aço.

É fundamental que ao realizar as tubulações de incêndio, seja utilizado apenas os tubos galvanizados de qualidade, comprados com fabricantes especializados e com experiência nesses materiais.

Confira mais sobre a importância dos tubos galvanizados na rede de incêndio.

Como são feitos os tubos galvanizados usados em rede de incêndio

O diferencial dos tubos está na sua fabricação, pois é fabricado em aço carbono preto. O processo começa a partir de uma bobina de aço que é cortada na medida correta, dobrada e se transformando nos tubos através de uma solda longitudinal.

O próximo passo fica por conta da galvanização que é uma camada de zinco que é passada por dentro e por fora da estrutura, dependendo do modelo de tubo galvanizado. Essa camada de zinco protege a tubulação da corrosão causada pela água, maresia ou por qualquer outro tipo de liquido.

Com isso, temos uma tubulação que é resistente à temperatura, afinal ela é feita de metal, e que não tem um a corrosão rápida, mesmo com a água em alta pressão.

Além disso, os tubos galvanizados apresentam outras vantagens, como:

  • A galvanização fortalece o aço, atribuindo ao tubo galvanizado maior dureza e resistência, garantindo mais segurança para diferentes tipos de projetos, principalmente em situações emergenciais.
  • O revestimento do aço com materiais mais nobres oferece maior condutividade para o tubo. Isso quer dizer que a tubulação conduz líquidos com muito menos perda por não ter tanto rugosidade quanto outros materiais.
  • O tubo de aço galvanizado possui maior facilidade para soldagem, aumentando a flexibilidade de projetos diferentes, geralmente os tubos utilizados para solda não possuem rosca nas pontas.

A importância dos tubos galvanizados na rede de incêndio

Ao entender as características e funções do tubo de aço galvanizado é fácil analisar o porquê é tão importante que ele seja usado nas redes de incêndio e instalado corretamente.

Toda a rede de água destinada ao combate de incêndio precisa trabalhar com uma alta pressão para levar o jato de água até o ambiente desejado, onde está acontecendo o incêndio.

Assim como no sistema hidráulico comum, que utilizamos em casa, o sistema da rede de incêndio é formado por vários tubos e conexões, feitos para se adaptador a estrutura do prédio, além de oferecer acessibilidade para reparos.

O caminho começa no reservatório e vai até os pontos de hidrante. Mas existe a obrigatoriedade de que essa tubulação seja normatizada e atendam toda a especificação das mangueiras.

Dessa forma é possível realizar o combate adequado ao incêndio. Assim, o uso dos tubos galvanizados na rede de incêndio é fundamental para evitar acidentes e para garantir toda a segurança do local.

Cuidados na hora de comprar tubos galvanizados

É muito importante tomar bastante cuidado na hora de comprar os tubos galvanizados, é necessário analisar a espessura da parede, o diâmetro externo, se o material possui algum tipo de teste, se está dentro das normas e especificações e se possui a certificação.

Os tubos galvanizados são geralmente usados em locais onde é necessária uma grande eficiência e qualidade, pois são utilizados para combater incêndios e garantir a segurança das pessoas e do local.

Por isso, compre apenas tubos que são normatizados e certificados por um controle de qualidade, utilize materiais que são testados hidrostaticamente, esses testes asseguram que o tubo não tenha nenhum furo ou deformidade na sua costura, garantindo a qualidade e o desempenho da sua instalação.

Outra coisa que não deve ser negligenciado ao montar uma rede de incêndio é o acompanhamento e a verificação de um engenheiro. A verificação do engenheiro é obrigatória. Ele indicará quais são os tipos, modelos e os tamanhos corretos, e se eles seguem as normas da ABNT.

A instalação também deve ser feita por profissionais especializados e que tenham conhecimento total sobre o assunto. Isso evitará problemas na instalação e erros que podem causar problemas de segurança no futuro.

Outras aplicações do tubo galvanizado

Existem várias outras aplicações para os tubos galvanizados. As suas principais características são para condução de líquidos.

Outro uso muito comum para os tubos galvanizados é o transporte de gases de diferentes tipos e temperaturas, oferecendo a vedação e a resistência ideal.

Existe também o uso estrutural desse tipo de material, sendo muito utilizados para postes, alambrados, andaimes ou em serralheria em geral.

Por ser muito mais resistente à corrosão, ele é ideal para o uso externo onde fica com frequência exposto ao tempo.

Trabalhe apenas com empresas especializadas, e sempre tenha a certeza de que vai adquirir um produto de alta qualidade sempre que estiver lidando com os tubos galvanizados.

Lembre-se sempre de que é muito mais do que uma questão estrutural, é uma questão direta de segurança patrimonial e pessoal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *